quarta-feira, 12 de março de 2014

Câmara Nazaré reforça aposta no turismo com lançamento de audioguias

O projeto "Nazaré Museum", que resulta de uma parceria da Câmara da Nazaré com a empresa Digital Impulse e que deverá começar a funcionar até ao final de março, foi apresentado na Feira Internacional de Turismo, a decorrer na FIL, em Lisboa.



Segundo o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, o serviço de audioguias visa "criar um fator de atração adicional a todos os turistas e visitantes, portugueses e estrangeiros, que visitem a Nazaré e que possam perceber a história e a tradição", através das novas tecnologias.

"Hoje em dia, o turismo é o principal suporte económico da Nazaré", referiu o presidente, adiantando ainda que este novo projeto "é mais uma forma de alavancar a economia local".

Para Walter Chicharro, este é um serviço inovador em Portugal que "facilita a vida ao turista que chega sozinho ou em família e que pode facilmente, com o 'download' de uma aplicação, perceber a história do local onde está, perceber a história do concelho, do espaço que visita, das tradições da Nazaré".
De acordo com o presidente da câmara, trata-se de "um investimento residual que visa aliar património com novas tecnologias".

O diretor criativo da empresa Digital Impulse, Samuel Fialho, explicou que o "Nazaré Museum" é "um museu ao ar livre onde o turista é convidado a calcorrear as ruas, onde vão surgindo pontos que são ativados por GPS e, automaticamente, é mostrado através de vídeos, fotografias, texto e áudio" um pouco da cultura e da história do concelho.

A empresa reforçou que esta nova aplicação permite "roteiros infinitos para todos os gostos e para todos os públicos", existindo ainda um percurso, o 'top 10', para quem quiser conhecer a Nazaré em duas horas, que obriga as pessoas a passar pelos pontos considerados "imperdíveis".

Com os audioguias "os próprios roteiros tornam-se em jogos, em que a pessoa para poder passar ao ponto seguinte tem que desbloquear, respondendo a algumas perguntas de forma acertada".

Há ainda uma "tecnologia de realidade aumentada, que permite aos utilizadores apontarem para as ondas da Praia do Norte, que são as maiores ondas do mundo, supostamente, e conseguirem ver como se formam essas ondas, como é que o Garrett e o McNamara conseguem apanhar essas ondas e porque atingem uma dimensão tão grande", afirmou Samuel Fialho.

Existem dois modelos de negócio - se o utilizador tiver um smartphone, seja android ou iphone, pode descarregar e comprar o roteiro que mais lhe interessa, se não tiver nenhuma destas tecnologias pode-se dirigir ao posto de turismo, onde aluga por 24 horas um tablet.

Os preços ainda não estão totalmente definidos, mas "o aluguer irá entre os três e os cinco euros e no caso das aplicações terá um custo muito mais reduzido", disse o responsável.

Segundo a Digital Impulse, os audioguias vão combater na Nazaré "um problema que existe nos principais monumentos de Portugal", que passa pela "falta de informação para o turista".

Depois da apresentação em Lisboa, os audioguias serão apresentados no sábado, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, às 11:00.



Sem comentários:

Enviar um comentário